A IMPORTÂNCIA DO MAPA CONCEITUAL

A IMPORTÂNCIA DO MAPA CONCEITUAL
Nessa época em que os alunos são rodeados de muitas informações, ficamos nos perguntando "como transformar estas informações em conhecimento? Como buscar, utilizar e estudar esta informação, através de mecanismos de didática para que o aluno construa seu conhecimento?", questiona Gilda Helena B. de Campos, coordenadora técnica de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro.


Para trabalhar com estas questões existe um método conhecido por Mapas Conceituais, que facilita a representação e a análise d informações, ajuda a construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto.


Mapas Conceituais são representações gráficas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras. Estas palavras podem ser promovidas a links que remetem o aluno diretamente a determinado artigo, texto ou imagem, explica Gilda.


Tudo o que está relacionado com o tema deve estar abordado no Mapa Conceitual e, se possível, devem ser dadas as fontes das informações. Caso um aluno descubra um artigo muito importante em alguma biblioteca, ele pode colocar no mapa link para este artigo.


Para Gilda, o mais importante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos e/ou professor passam a conhecer mais sobre o assunto.


Por fim, o aluno analisa as alterações realizadas, concorda ou discorda e apresenta seus argumentos.
( resumo entrevista disponivel em http://www.ucapb.com.br/materiais/modulo_4_projetos/conteudo/unidade_3/Eixo3%20-%20Texto1.pdf -

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti