Sobre fábulas

(http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=artigos/docs/confabulandovalores).

A Gralha Vaidosa

Slide


A Fábula o velho o burro e o menino

Completando as frases de fábulas na mesa alfabética.
Mesa alfabética.
Alunos usando a língua de sinais para entender melhor as fábulas.


Alunos do 2º ano "B" assistindo a Fábula: A Cigarra e a Formiga.
Fábulas contadas a alunos do 2º ano "A".
O galo que logrou a raposa




Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...e em voz alta:

— Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.

— Muito bem! — exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.

Ao ouvir falar em cachorro, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:

— Infelizmente, amigo có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.

E raspou-se.



LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1982.



Agora, indique, entre os ditados populares discutidos na atividade 1, aquele que deve ser a moral da fábula.



Conte para a classe por que você escolheu essa moral.



Você e seu colega vão criar uma fábula que tenha a seguinte moral: “Quem ri por último, ri melhor”.

Antes de começar a escrever, você e seu colega devem decidir:

Que animais serão personagens;



Quais são as características desses animais;



Onde se passará a história;



Quando se passará a história;



Qual será o enredo da história;



Quem será o narrador: aquele que conta a história sem participar dela, ou aquele narrador que conta a história e é também seu personagem.
FÁBULAS
( DO LAT.FÁBULA) Narração breve e fictícia, geralmente em versos, cujos personagens costumam ser animais,seres inanimados ou coisas abstratas, da qual se pode extrair um ensinamento moral.
LIT. Apesar do termo fábula ter sido utilizado para designar qualquer obra de ficção, geralmente designa uma composição gnômica de caráter breve, em verso ou em prosa (embora mais frequentemente em verso) e com uma intenção didática e moral. Os personagens são animais ou objetos inanimados que se comportam e falam como seres humanos. Existe, portanto, uma personificação dos personagens e uma apropriação ao contexto humano. A fábula esteve presente na literatura oral nas origens das primeiras literaturas escritas. Na literatura oriental encontram se vestígios em diversas complicações de apólogos que, posteriormente, chegaram ao Ocidente, depois de traduzidas. Disso são exemplos Panchatantra e Calila e Dimna. As fábulas mais antigas conhecidas encontram-se na literatura grega ( Hesíodo, Arquiloco, Heródoto), mas foi com Esopo que a fábula adquiriu os seus mais caracteríticos. Em Roma, a fábula, inicialmente como apólogo ou composição dramática, alcançou reconhecimento artítico com Horácio, apesar de autor mais destacado da época ter sido Fedro Fábulas. No entanto, não há dúvida de que a época de maior êxito para a fábula foi a Idade Média, altura em que a Espanha se converte, particularmente, em centro de recepção, tradução e transmissão de compilações orientais. Durante o Renascimento, a vertente clássica da fábula voltou a despertar interesse, mas foi no séc. XVIII que surgiu a nova idade aurífera do gênero. As fábulas mais famosas - as do escritor francês Jean de La Fontaine – data do séc.XVII.
 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti